NOTÍCIAS

Curitiba é uma das maiores referências da gravura no Brasil

Publicado em 17/09/2019
Fonte: Gazeta do Povo

"Pablo Picasso, Rembrandt, Goya, Andy Warhol. O que esses quatro nomes têm em comum, além do fato de serem alguns dos maiores artistas plásticos da história? Eles estão entre os adeptos de uma técnica artística que pode não ser tão popular quanto a pintura, mas produz trabalhos não menos impressionantes. Com características peculiares, a gravura conquistou grandes artistas desde o final do século 15 e, no Brasil, tem em Curitiba uma referência importante. A cidade que foi um polo dessa manifestação artística na década de 1970, conta com o principal museu dedicado ao gênero no país e sedia a premiação mais importante da gravura nacional.



A gravura é uma técnica através da qual o artista imprime várias cópias de uma imagem a partir de uma matriz, que pode ser de madeira, metal ou material sintético, entre outros. Essas diferenças caracterizam a variedade de técnicas, como xilogravura, litografia e serigrafia (veja como funciona cada uma delas no box a seguir). As gravuras são assinadas, numeradas e datadas pelo próprio artista, de modo a indicar o número de cada exemplar e quantas cópias daquela imagem foram produzidas. Quanto menor o número do exemplar, mais valorizada é a gravura, por conta do desgaste da matriz a cada cópia feita."



...

Clique aqui e leia a matéria completa.


Foto: Trabalho de xilogravura, uma das técnicas usadas pelos artistas para imprimir imagens no papel.| Foto: Anderson Gonçalves

ARQUIVO DE NOTÍCIAS
voltar
REALIZAÇÃO:
APOIO: