ARTIGOS

Nossos objetivos são singelos e nossa intenção é sincera

Por Fabio Mestriner

Pretendemos contribuir com a cultura da gravura no Brasil. Incentivamos escolas e estudantes a produzirem mais gravuras, premiamos os trabalhos que se destacam por sua abordagem artística, por sua técnica e pela forma com que trataram o tema que escolheram. Além da premiação, selecionamos os trabalhos que integrarão as exposições que percorrerão o país, sendo apresentadas em escolas, galerias e instituições ligadas à arte e à gravura, para que mais pessoas possam se interessar por esta atividade e conhecer exemplos significativos desta arte antiga mas ainda atual.

O Prêmio Ibema Gravura é uma iniciativa cultural sem relação comercial com as atividades da empresa, que embora produza papéis, aceita que os participantes utilizem papéis de todas as marcas e tipos sem nenhuma restrição.

Estudantes de todo o Brasil participaram desta primeira edição, encaminhando trabalhos que nos surpreenderam pela diversidade e pela qualidade apresentada.

A coleção com o conjunto das obras premiadas forma um painel expressivo, onde estão presentes as principais técnicas da gravura, com temas ecléticos, produzidos por estudantes de escolas de diversos estados brasileiros.

Nesta jornada contamos com o apoio institucional da ABIGRAF e da ABTG, da Escola SENAI Theobaldo de Nigris que nos ofereceu a bibliografia que aparece no Site do Prêmio Ibema Gravura, o SIBI - USP que nos forneceu a bibliografia de suas mais de 40 bibliotecas que também está disponível no site do Prêmio e de várias pessoas que nos ajudaram e incentivaram neste trabalho.

Vai aqui nosso agradecimento a todas elas.

Desejamos fazer um agradecimento especial à professora Uiara Bartira, que nos emprestou seu entusiasmo e o conhecimento extraordinário que tem sobre a gravura.

Graças ao empenho e a contribuição de todos, conseguimos levar a bom termo a tarefa que nos propusemos.

Consideramos que nossa missão foi cumprida e nosso objetivo alcançado, pois a primeira edição se transformou em realidade e inicia agora sua trajetória com exposições que vão espalhar gravuras pelo Brasil a fora.

Estamos confiantes que a segunda edição amplie ainda mais a participação das escolas e de seus estudantes no Prêmio Ibema Gravura 2012 e para isso pedimos a todos que nos ajudem a divulgar e a engajar as pessoas que como nós tem amor pela gravura e querem que ela continue a ser uma arte viva e presente na cultura nacional.

Fabio Mestriner

Professor Coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem ESPM; Professor do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Embalagem da Escola de Engenharia MAUÁ; Coordenador do Comitê de Estudos Estratégicos da ABRE Associação Brasileira de Embalagem; Autor dos livros Design de Embalagem Curso Avançado e Gestão Estratégica de Embalagem.

ARQUIVO DE ARTIGOS
voltar
REALIZAÇÃO:
APOIO: